SAM-E – O que é e para o que serve

SAM-E – O que é e para o que serve

SAM-E – O que é e para o que serve
5 (100%) 1 vote

SAM-e é feita no corpo de uma reação entre a metionina, que é um aminoácido essencial e trifosfato de adenosina, uma molécula que transporta energia. SAMe está envolvido em muitas reações diferentes no corpo.

SAMe tem sido usado para tratar doenças psiquiátricas, infertilidade, problemas hepáticos, distúrbios pré-menstrual e condições músculo-esqueléticas.

SAMe têm sido amplamente estudado para osteoartrite e depressão. Há evidências de que SAMe pode ajudar a reduzir a dor da osteoartrite.

Alguns estudos já comprovaram o uso de SAMe para problemas de depressão, fibromialgia e fluxo biliar durante a gravidez. SAMe também foi estudado por seus potenciais efeitos anti-inflamatórios e de alívio da dor.

SAM-e

SAMe é uma molécula que se forma naturalmente no corpo, mas também pode ser feita em laboratório. SAMe está envolvido na formação, ativação ou quebra de outros produtos químicos no organismo, incluindo hormônios, proteínas, fosfolipídios e algumas drogas.

A SAMe está disponível como suplemento dietético nos EUA desde 1999, mas tem sido usada como receita médica na Itália desde 1979, na Espanha desde 1985 e na Alemanha desde 1989.

SAMe é consumido pela boca para ajudar na depressão, ansiedade, doenças cardíacas, fibromialgia, dor abdominal, osteoartrite, bursite, tendinite, dor lombar crônica, demência, doença de Alzheimer, desaceleração do processo de envelhecimento, síndrome da fadiga crônica (SFC), melhoria do desempenho mental Doença hepática e doença de Parkinson.

Também é usado para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), esclerose múltipla, lesão da medula espinhal, convulsões, enxaqueca, envenenamento por chumbo, para quebrar um produto químico no organismo chamado bilirrubina ou para ajudar com distúrbios relacionados ao acúmulo de um produto químico chamado porfirina ou seus precursores.

Algumas mulheres tomam SAMe via oral para auxiliar na síndrome pré-menstrual (SPM) e uma forma mais grave de SPM chamada transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM).

SAMe é usado por via intravenosa (por IV) para depressão, osteoartrite, distúrbios do sistema nervoso relacionados à AIDS, fibromialgia, doença hepática, cirrose e uma doença hepática que ocorre em mulheres grávidas chamadas colestase intra-hepática. Além de também ajudar na doença de Alzheimer.

Como SAM-e funciona?

O corpo usa SAMe para fazer certos produtos químicos no corpo que desempenham um papel na dor, depressão, doença hepática e outras condições.

As pessoas que não produzem SAMe suficiente naturalmente podem ser ajudadas tomando SAMe como um suplemento.

SAM-e efeitos colaterais

SAM-e é muito seguro quando tomado por via oral ou administrado por via intravenosa apropriadamente. Às vezes, pode causar gases, vômitos, diarréia, constipação, boca seca, dor de cabeça, insônia leve, anorexia, transpiração, tonturas e nervosismo, especialmente em doses mais elevadas.

Também pode fazer com que algumas pessoas com depressão se sintam ansiosas.

Precauções especiais e advertências

Caso você possua alguma dessas doenças ou condições físicas, atente-se para as advertências abaixo:

Gravidez: SAMe é seguro quando administrado por via intravenosa no curto prazo durante o terceiro trimestre da gravidez. Uma dose de 800 mg de SAMe foi utilizada por via intravenosa por 14 a 20 dias sem quaisquer efeitos adversos. Não há informações confiáveis ​​suficientes sobre a segurança de tomar doses mais elevadas de SAMe por períodos de tempo mais longos ou durante os trimestres anteriores de gravidez. Mantenha sempre a forma seguro e evite o uso em excesso.

Aleitamento materno: Para mulheres que estiverem amamentando é aconselhável não consumir o produto.

Crianças: SAM-e é seguro e não resultará em nenhuma reação negativa quando tomado pela boca ou pela forma intravenosamente em crianças no curto prazo.

Transtorno bipolar: O uso de SAM-e pode causar à pessoas com transtorno bipolar para converter de depressão para mania.

Distúrbio hereditário chamado síndrome de Lesch-Nyhan: SAMe pode tornar os sintomas da síndrome de Lesch-Nyhan pior.

Doença de Parkinson: SAMe pode piorar os sintomas de Parkinson.

Cirurgia: SAMe pode afetar o sistema nervoso central. Isso poderia interferir na cirurgia. Pare de tomar SAMe pelo menos 2 semanas antes de uma cirurgia programada.

SAM-e dosagem e formas de consumo

As seguintes doses foram estudadas por pesquisas científicas:

Uso oral

Para depressão: Até 1600 mg de SAMe diariamente em duas doses divididas de 800 mg por até 8 semanas, foram usados ​​sozinhos ou em conjunto com medicamentos antidepressivos.

Para osteoartrite: Foram utilizados 600 a 1200 mg de SAMe diariamente em até três doses divididas por até 84 dias.

Para cirrose: Foram utilizados 600 mg de SAMe diariamente durante um mês. Foi utilizada uma combinação de 30 mg de SAMe mais 100 mcg de vitamina B12 seis vezes ao dia durante 30 dias.

Para fibromialgia: Foram utilizados 800 mg por SAMe diariamente em duas doses divididas de 400 mg durante 6 semanas.

Para condições em que o escoamento da bile do fígado é lento ou bloqueado (colestase intra-hepática): 500 mg de SAMe tomados duas vezes ao dia até a administração ou 1600 mg tomados diariamente em duas doses divididas de 800 mg durante 2 semanas.

Para disfunção sexual: 400 mg de SAMe tomadas duas vezes ao dia durante 2 semanas, depois aumentou para 800 mg duas vezes ao dia durante outras 6 semanas.

Por injeção

Para depressão: 400 a 800 mg de SAMe foram utilizados intravenosamente por 2 a 4 semanas. 45 a 400 mg de SAMe foram injetados como uma dose diária durante 1 a 4 semanas, com ou sem drogas antidepressivas. 200 mg de SAMe foram injetados diariamente, juntamente com 400 mg por via oral em duas doses divididas por 6 semanas.

Para a osteoartrite: 400 mg de SAMe foram administrados por IV diariamente durante 5 dias, seguidos de 600 mg de SAM tomados por via oral em três doses divididas  de 200 mg por 23 dias. Também foram utilizados 60 mg de SAMe injetados como tiro durante 7 dias.

Para cirrose: 800 mg de SAMe foram utilizados por IV uma vez por dia durante 2 semanas, ou 250 mg duas vezes ao dia durante 30 dias.

Para fibromialgia: Foram utilizados 400 mg de SAMe administrados por IV diariamente durante 15 dias. Também foram utilizados 200 mg de SAMe por via oral diariamente durante 21 dias.

SAM-e efeitos

Existem vários mecanismos de ação diferentes e interessantes usados pela SAMe. O primeiro deles é o aumento da metilação.

Ao doar grupos de metilo, isso ajuda a estimular a divisão e reparo de células de DNA, controlar a transcrição de genes, a formação de neurotransmissores e fosfolípidos.

Na verdade, pode até ajudar a reparar danos às células, apoiando seu crescimento e diferenciação. Isso também serve para ajudar na função cognitiva.

Também ajuda a produzir fosfatidilcolina, que está presente nas membranas celulares, tornando-as mais flexíveis e capazes de se comunicar com outras células.

SAMe também funciona estimulando a síntese de poliaminas e aumentando a transulfuração. As poliaminas catalisam a síntese de uma série de substâncias essenciais dentro do corpo.

Muitos destes são essenciais para o crescimento celular, a expressão gênica e até mesmo a regeneração de neurônios. Através da transulfuração, este suplemento é o precursor de cisteína, glutationa e taurina, que são aminoácidos importantes.

SAM-e benefícios

Há algumas evidências que sugerem que este suplemento seja eficaz no tratamento de depressão leve a moderada. Certos pesquisadores pensam que pode ser tão efetivo como muitos medicamentos antidepressivos atualmente disponíveis, sem os efeitos colaterais.

Além disso, SAMe parece começar a funcionar muito mais rápido. Esses efeitos são considerados como resultado do aumento da serotonina e da dopamina no cérebro. Estes dois neurotransmissores são mensageiros de prazer químico e estão associados a sentimentos positivos.

Há uma série de ensaios clínicos que mostram SAMe sendo útil no tratamento da osteoartrite. Isto é particularmente verdadeiro em relação à sua capacidade de reduzir a dor e a inflamação nas articulações. Muitos pesquisadores também afirmam que este suplemento promove o reparo da cartilagem.

Vários estudos mostram que SAMe é tão eficaz quanto os antiinflamatórios não esteróides (AINE). Estes tipicamente incluem ibuprofeno e naproxeno. Foi mostrado que ajuda a diminuir a rigidez da manhã, diminuindo a dor, reduzindo o inchaço, melhorando a amplitude de movimento e aumentando o ritmo de caminhada. Além disso, pensa-se que são menos efeitos colaterais.

Outros estudos indicam que SAMe pode ser eficaz na redução dos sintomas da fibromialgia.

Isso inclui a dor, a rigidez, a fadiga e até mesmo o humor deprimido que muitas vezes resulta dessa condição. Também deve notar-se que a maioria desses estudos usou a forma injetável de SAMe.

Aqueles que têm doença hepática não sintetizam SAMe corretamente em seus corpos. Pesquisas preliminares indicam que tomar este suplemento pode ajudar a tratar a doença hepática crônica causada pelo alcoolismo ou mesmo certos medicamentos. A suplementação pode ajudar a normalizar os níveis de enzimas hepáticas chave nas pessoas com doença hepática.

Evidências também sugerem que SAMe pode desempenhar papéis adicionais. Por exemplo, alguns estudos mostram que esse suplemento é capaz de inibir o crescimento e o desenvolvimento de células tumorais de câncer. Existe também a possibilidade de SAMe ser eficaz para ajudar a melhorar o humor nos pacientes de Parkinson que estão sendo tratados com Levodopa. Pois o uso de Levodopa pode diminuir os níveis de SAMe.

SAM-e o que é?

SAMe, também conhecido como S-adenosilmetionina, é um suplemento antidepressivo natural que às vezes é agrupado com nootrópicos e potenciadores cognitivos.

É considerado um substrato comum envolvido em transferências de grupo metilo e foi descoberto pela primeira vez em Itália em 1952. Este suplemento é feito de Adenosina Trifosfato e Metionina.

Embora a maioria das vias metabólicas e reações que envolvem SAMe ocorrem em todo o corpo, ele é produzido e consumido principalmente no fígado. Na verdade, essa substância é encontrada em quase todos os tecidos dentro do corpo.

SAMe é realmente um composto natural que está envolvido em uma série de processos importantes. Ele desempenha um papel no sistema imunológico, ajuda a manter as membranas celulares e até mesmo produzir e quebrar substâncias químicas cerebrais como Serotonina, Melatonina e Dopamina.

Também parece ter uma conexão especial ou método de interação com vitamina B12 e folato (vitamina B9). Os suplementos SAMe são comercializados para aumentar seu humor, aliviando os sintomas de depressão e melhorando os níveis de energia.

SAM-e para que serve?

Como já informamos o SAM-e está presente em diversas funções em nosso corpo e pode ajudar em muitas ocasiões, iremos falar sobre algumas delas.

Mais utilizado para:

Depressão: Tomar SAMe pela boca ou como uma injeção, irá reduzir os sintomas de depressão maior. Vários estudos mostraram que tomar SAMe por via oral pode ser benéfico e pode ser tão eficaz quanto alguns medicamentos prescritos para depressão (antidepressivos tricíclicos).

Algumas pesquisas também mostram que tomar SAMe pode ser útil para pessoas que não têm uma boa resposta a um antidepressivo de prescrição. Dar SAMe como uma injeção também parece melhorar a depressão tão efetivamente quanto alguns medicamentos prescritos utilizados para a depressão. Mas doses mais baixas de SAMe (100 a 200 mg) podem não melhorar os níveis de depressão em pessoas com depressão leve a moderada quando administradas como injeção. SAMe não deve ser tomado em combinação com um antidepressivo de prescrição sem o monitoramento de um profissional de saúde.

Osteoartrite: Realizar o consumo de SAMe via oral para osteoartrite é eficiente e comprovadamente um dos melhores métodos para se combater à osteoartrite.

Sintomas de problemas nervosos relacionados à AIDS: Tomar SAMe intravenosamente irá melhorar alguns sintomas causados ​​pela AIDS relacionados à problemas do sistema nervoso.

Cirrose: A maioria das pesquisas iniciais sugere que tomar SAMe por via oral ou intravenosa melhora a função hepática em pessoas com doença hepática crônica ou cirrose.

Fibromialgia: Algumas pesquisas sugerem que tomar SAMe por via oral melhora os sintomas de fibromialgia.

Condição em que o fluxo de bile do fígado é lento ou bloqueado (colestase intra-hepática): Tomar SAMe por via oral ou intravenosa a curto prazo vai ajudar a reduzir os sintomas da colestase intra-hepática. Esta condição pode ser causada por doenças hepáticas agudas ou crônicas, assim também como por gravidez. SAMe irá atuar na redução dos sintomas como prurido, cansaço e marcadores de danos no fígado. Em mulheres com colestase intra-hepática de gravidez, SAMe irá diminuir as chances de ocorrer os partos prematuros melhor do que os medicamentos prescritos chamados beta-miméticos, que são administrados para suprimir o parto prematuro.

Disfunção sexual: Pesquisas sugerem que tomar SAMe por via oral além de antidepressivos melhora a disfunção sexual em homens com depressão.

SAM-e preço

O preço do sam-e possui muita diferença dependendo do fabricante e da loja em que você for adquirir o seu produto.

Existem formatos vendidos que possuem 200mg e outros de 400mg, então quanto maior for a quantidade que você desejar comprar, maior será o preço. Um outro diferencial além desse é que existem muitos fabricantes do produto, então você acha o sam-e preço a partir de R$15 e chegando até R$140.

Contudo a forma mais eficaz de se adquirir o seu SAM-e é comprando através da Suplementos Mais Baratos, loja que já é reconhecida em todo o Brasil por diversas vendas de suplementos que irão lhe auxiliar em ter uma vida mais saudável.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *